quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Gestantes e Viagens de Avião



Muitas clientes me perguntam sobre viagens de avião, quando podem viajar, até quando, etc. Então aí vão algumas dicas sobre esse assunto. No aeroporto de Florianópolis, as principais companhias aéreas são:

TAM

Para garantir a saúde e bem-estar da mãe e do bebê, a política abaixo deve ser seguida para embarque de gestantes:

Gestantes sem complicações médicas com até 27 semanas de gestação podem viajar sem a necessidade de apresentar atestado médico.

Gestantes sem complicações médicas entre 28 e 36 semanas incompletas de gestação única podem viajar desde que apresentem no momento do check-in atestado médico informando que a paciente está apta para efetuar viagem aérea, a estimativa da data de nascimento do bebê e especificando origem, destino, datas de saída e chegada dos vôos e tempo máximo de voo permitido.

Gestantes sem complicações médicas entre 28 e 32 semanas incompletas de gestação múltipla podem viajar desde que apresentem no momento do check-in atestado médico informando que a paciente está apta para efetuar viagem aérea, a estimativa da data de nascimento dos bebês e especificando origem, destino, datas de saída e chegada dos vôos e tempo máximo de voo permitido.

Gestantes sem complicações médicas acima de 36 semanas de gestação única ou Gestantes sem complicações médicas acima de 32 semanas de gestação múltipla ou Gestantes com complicações médicas em qualquer idade gestacional deverão:

  • Solicitar ao obstetra que preencha o formulário eletrônico MEDIF (clique aqui) e envie para a TAM em até 72 horas antes do vôo, através de:

    E-mail: servicostam@tam.com.br

    Este documento será analisado pelo departamento médico da TAM e a passageira será informada se pode viajar e em quais condições

Durante os 7 (sete) dias que antecedem o parto de acordo com a previsão do obstetra, não é permito realizar viagem aérea.

Após o nascimento, o embarque da mãe e do filho só será permitido após o 8º dia mediante apresentação de atestado médico informando que ambos estão aptos para efetuar viagem aérea.


GOL

Grávidas

Se você estiver grávida ou for acompanhar uma gestante, vá ao balcão da GOL no aeroporto de origem e peça pelo atendimento preferencial. É importante lembrar que se a gravidez for de até 27 semanas ou 25 semanas (no caso de gêmeos), não é necessário apresentar nenhum atestado médico para viajar.

28 a 36 semanas
Neste caso, a gestante deverá preencher a Declaração de Responsabilidade, fornecida pela GOL, e apresentar um atestado médico que autorize a viagem aérea. Para adiantar a viagem, ela pode fazer o Check-in Inteligente pelo site ou nos totens de autoatendimento, desde que se identifique a um atendente GOL antes do embarque para o preenchimento da declaração.
Gestantes início da 37ª semana até o término da 39ª semana
Preencher a Declaração de Responsabilidade (entregue no momento do check-in). A gestante e o médico responsável devem assinar a Declaração de Responsabilidade. O médico responsável deve acompanhar a gestante durante o voo.
Acima de 40 semanas
Não é permitido o embarque da cliente gestante, a não ser em situação de extrema necessidade e acompanhada por um médico obstetra.

AZUL

Gestantes devem se apresentar para check-in nos balcões de atendimento preferencial Azul nos aeroportos.
Veja as particularidades de cada tipo de gravidez:

Gestação simples

  • Gestantes até a 35ª semana de gestação: não há necessidade de atestado médico ou Declaração de Responsabilidade.
  • Gestantes a partir da 36ª semana de gestação: devem preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela Azul nos aeroportos e apresentar atestado médico autorizando a viagem aérea.
  • Gestantes a partir da 38ª semana de gestação: só podem viajar acompanhadas pelo médico responsável.

Gestação Múltipla (gêmeos ou mais)
e/ou Gravidez de risco

  • Gestantes até a 31ª semana de gestação: não há necessidade de atestado médico ou Declaração de Responsabilidade.
  • Gestantes a partir da 32ª semana de gestação: devem preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela Azul nos aeroportos e apresentar atestado médico autorizando a viagem aérea.
  • Gestantes a partir da 38ª semana de gestação: só podem viajar acompanhadas pelo médico responsável.

Importante

  • Mesmo com atestado médico, não é recomendado viagem aérea para gestantes durante os 7 (sete) dias que antecedem a data prevista para o parto e 7 (sete) dias após o parto.
  • Não é recomendado viagem de recém-nascidos por 7 (sete) dias posteriores ao nascimento. Bebês prematuros serão considerados caso médico (MEDA) e deve ser preenchido MEDIF.
  • O atestado médico deve ser emitido até 7 (sete) dias antes da viagem.
  • O tempo de gestação é considerado na data de embarque e não na data de reserva ou compra da passagem.
Fale com seu obstetra. Com bom senso e se sua gestação está bem, programe-se para que você possa viajar sem preocupações.
Um Abraço a todos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário